A MT-03 foi a moto da vez! E que moto.
A MT-03 foi trazida pro Brasil em 2008, tem o mesmo motor da
XT660, mas um conceito totalmente diferente, essa moto é uma
“motard-naked-caféracing” pra mim. Sendo realmente uma moto X (1 cilindro),
feita pra ter alto torque, frenagem excepcional e é ótima em curvas.
O amortecedor traseiro fica localizado no lado direito do
quadro, os dois escapes ficam sob o banco e o estilo "parruda" faz
essa 660 ser um dragster nas ruas!!!
Já vi em vários lugares que essa moto foi feita pra ser uma
"street-fighter", os ingleses no século passado tiravam tudo que
pudessem pra diminuir o peso das motos e apostavam corridas até os cafés da
cidade, e com esse conceito a MT foi feita- ter muita potência, frenagem e
estabilidade para corridas na cidade.
Tendo um escorpião como símbolo, a moto tem um torque tão
alto que em um semáforo a moto saiu de lado patinando, e é preciso ter muito
cuidado para não se empolgar e levantar a frente da moto pra todo lado. Impressionante
como o giro sobe; por ter um único cilindro esse “trator” corta o giro em baixo
giro (7500 rpm). Os pneuzões dão um ar especial e muita segurança para as
curvas.
A velocidade final dela é limitada eletronicamente a
175Km/h, acho pouco pra uma moto dessa cilindrada, porem como é uma moto
monocilíndrica e com o propósito de ter um torque violento está muito bom.
Detalhe do farol com o pingo de luz, é um farol eficiente, mas eu recomendo a troca da lampada original por uma philips branca 55/60w.Detalhe do amortecedor traseiro.
Pneuzinho!
Andei com essa moto no interior de São Paulo, não sei ao
certo como ela deve se sair em corredores de grandes cidades, tenho a impressão
que o guidão dela é muito largo e que ela esquenta demais no transito pesado,
apesar de ser refrigerada a água e ter ventoinha.
Na Europa a MT-03 é mais cara que as XT660, talvez por ter
mais design e peças melhor acabadas, porem, no Brasil a MT não "virou",
simplesmente não agradou o público que sempre a comparou à XT660 e a Hornet,
motos com propostas totalmente diferentes. No fim do ano de 2008 a MT era mais
barata que a XT e mesmo assim em 2009 ainda havia muita MT encalhada por
concessionárias.
Como a moto durou pouco tempo no Brasil, apenas lançaram na
cor preta, enquanto em outros países há laranja, branca, vinho e outras
cores...
Frentista do posto: Essa moto foi a moto que andei que mais chamou
atenção, todo lugar que fui me
perguntaram qual o ano, a marca, qual a cilindrada... Uma chuva de perguntas,
faz muito bem pro ego! Achei a moto bem econômica pra proposta e pro meu estilo
de pilotagem (trocar marchas como se fosse uma corrida! Auhauha) a moto fez
17km/l num percurso misto (cidade 70% e estrada 30%). O frentista ficou babando
na moto enquanto estava pagando e me disse: “Essa então é a MT-03, ela tem o
motor da XTesão então!?” Confirmando o que eu havia dito quando parei a moto.
Mulheres: Essa moto realmente atrai todos os olhares femininos,
o tanque grande, o design diferente e o preto fosco fazem que qualquer SRAD
pareça uma moto antiga.
Garupa: Para a garupa sempre uso de referencia minha
senhora, a “polícia federal”, que não tem papas na língua na hora de criticar
qualquer moto ou carro. O banco é bem macio e o desnível do banco
(condutor/garupa) ajudam no gripe, assim a “patroa” não ficou escorregando. As
únicas reclamações foram as alças para segurar (mal posicionadas) e escapamento
que fica embaixo do banco, causando o maior problema para as garupas: O cheiro
de gasolina no cabelo.
Pontos Positivos: Uma moto muito diferente que tem uma
mecânica bem conhecida, chama a atenção em todos os lugares, não é muito
gastona e tem um torque notável. Outro ponto importante, eu tenho 1.85 e ela me
vestiu muito bem, mas pessoas mais baixinhas também não encontram problemas na
altura, ela tem uma altura de banco baixa e o peso é bem distribuído. Tambem conta como ponto positivo o freio a disco duplo, freia muito bem esse Monstro!
Pontos Negativos: O preço de algumas peças dela é incompatível,
o tanque que é de fibra é muito caro, o painel dela é delicado e já ouvi casos
de infiltração de água. Por usar um pneu 160/60/17 na traseira e ter muito
torque ela desmancha o pneu rapidinho, e esses pneus são bem caros. E o pior
problema nela: O conhecido problema da injeção eletrônica desses modelos (MT e
XT) do ano de 2008, que dão bug no código 14 ou 19, fazendo que a moto não
ligue nem por reza brava. Essa central da injeção custa uma bagatela de
R$2.300,00. Outra coisa ruim é que essa moto não foi feita para os nossos buracos, há relatos de quebra do suporte da lanterna traseira com bastante frequencia, e tem que tomar cuidado pra não prender nenhuma mala no caminho da saida de ar dos escapes, meu amigo já "fritou" uma mochila.
Preço: Depende da região do país, em SP essa moto é
encontrada na faixa de R$18.000,00 sendo que as XT do mesmo ano são mais caras.
Eu compraria uma MT pra usar na cidade se tivesse $ suficiente.
Mais uma vez foi triste devolver a moto, eu me apego aos
diferentes tipos de pilotagem e é muito estranho passar o dia com um brinquedo
que é só novidades e voltar pro meu! Com certeza essa moto será daqui uns anos
uma moto de colecionador já que somente foi trazida por um ano pro Brasil.
Se tiver a oportunidade, nem que seja apenas um dia na sua
vida, de uma volta nessa moto!
Abraços.
Chorei com o depoimento... preciso de uma HOJE!
ResponderExcluirTenho uma há um ano. Confirmo todos os seus relatos. Tive o problema da ECU (cod. 19) e hoje há uma "vacina" que dão, fazendo troca de uns componentes, com um valor aceitavel (paguei R$ 350 no centro de SP). O painel é complicado... pq alem de dar defeito (não tive esse problema) tbm é muito roubado, e a concessionaria cobra um alto custo. No meu caso, o painel foi roubado. Como não sou sócio de do SBT, tive que apelar pra adaptação do painel da Crosser (yamaha). O funcionamento é ótimo, e com praticamente todas as funcionalidades do Original da MT. Recomendo a motoca. Hoje a tabela está em torno do 15k, não vejo muita opção de moto tão duravel nessa tabela. Não faço ideia como pode ser o mercado de vendas dela, mas vejo uns vendendo com facilidade no grupo do whatsapp, e outros que ficam enroscados, tentando vender. Nesse caso creio que seja mais conforme a flexibilidade de cada um na negociação. Para galera que tem interesse em saber mais sobre a moto, há pagina no Facebook, e alguns grupos de Whatsapp sobre o tema. Entrem e tirem suas duvidas, a galera é de boa.
ResponderExcluirAbraços.