terça-feira, 7 de agosto de 2012


CB400 II.

A CB400 II testada é do ano 1983, ou seja, uma moto com quase 30 anos. O grande detalhe dessa moto é que eu peguei ela zerada pra dar umas voltas, a moto está com 6.348kms originais! Desses, eu rodei uns 40 na cidade de São Paulo e uns 100kms na estrada. Exatamente como na CBX 750 F (7Gallo) eu senti uma sensação muito agradável de andar em uma moto que já rodava por ai antes de eu ter nascido.

Na cidade a moto tem um desempenho muito legal, ela tem força suficiente para andar na frente das cgs e twisters quando o farol abre. Achei diferente a posição de pilotagem, fica-se sentado mais ereto, o guidão é alto e as pedaleiras deixam as pernas em posição confortável.

Essa moto é um ícone de época, muitas pessoas mais velhas me contam como era viajar de CB por ai, quando as estradas não eram tão boas quanto hoje e as cidades não tinham tantos buracos. Imagino que devia ser um motão na época, uma moto 400 cilindradas e de 2 cilindros; pensando que havia bem menos motos e dessas muitas eram MLs, Turunas, Vespas...

Já vi muitas CBs por ai, prova de que as motos foram bem feitas e aguentaram vários anos, vários donos e muitos kms. Não é difícil ver as CBs modificadas para choppers e carenadas. Aqui em São Paulo já vi algumas da edição Nelson Piquet, que vinham com uma carenagem no farol.

O que mais me chama a atenção nessa moto é o fato de ser uma moto por essência, feita pra rodar em qualquer lugar e sem frescuras, outra coisa que me chama atenção são as cores da época.

Na estrada a moto chega aos 150 km/h, talvez até mais, mas se o dono dela ler e souber que passei de 120kms/h ele me mata! Uahuahuah. Outra coisa, a moto fez uma média de 19km/l cidade-estrada, sendo que ela só roda com gasolina Pódium.

Frentista: Ficou louco com a moto, queria saber o ano, se eu vendia e tudo mais que se possa imaginar. Disse pra ele que a moto era de um amigo e que teria que perguntar pra ele. Em seguida o frentista me contou que o pai dele tinha uma dessas.

Mulheres: Realmente essa moto não tem muito destaque nesse meio, em compensação, assim como a 7Gallo, onde você para, todos os “maridos” e “pais” mostram a moto pras “esposas” e “filhas” dizendo: “nossssssaaaa, que zerada a moto!!!! Eu tive umas dessas!!!” auhauhuaha

Garupa: Minha senhora não estava disponível nesse dia, portanto pedi pra dar uma volta na garupa com meu amigo dirigindo, e apesar de ODIAR andar de garupa essa moto não me incomodou tanto, o banco parece o sofá da vovó! auhauha

Pontos Positivos: Sem dúvida é uma moto acessível economicamente, e mesmo sendo difícil –se não for impossível- encontrar uma zerada igual esta, acha-se dessa moto inteira. É uma moto confiável, robusta, econômica, barata e o mais importante: Acha-se facilmente peças dela por ai (digo lojas de procedência).


Pontos Negativos: Por ser uma moto mais antiga é preciso fazer sempre manutenções e revisões periódicas, cuidado ao comprar uma usada, pois as vezes a diferença de preço de uma usada em ótimo estado difere pouco de uma usada detonada.

Preço: Por tudo que vejo, essa moto tem um preço que condiz com o estado de conservação. Acha-se de R$5.000,00 com algumas coisas pra fazer e outras zeradas por R$15.000,00. Vai do gosto, da vontade de ter e da disposição pra arrumar e procurar peças.

Gostei muito de andar nessa relíquia, o pai de um amigo meu tirou ela zero kms e a moto permaneceu na família. Dirigi com todo respeito que ela merece, não abusei, nem forcei, apenas curti o passeio. Acho que eu nasci muito tarde, gosto muito dessas motos e dos carros dos anos 70 e 80.

Como eu sempre digo: Se tiver a oportunidade, nem que seja apenas um dia na sua vida, de uma volta nessa moto!

E como ouvi uma vez de um senhor em um encontro de moto: “O importante não é ter todos os brinquedos do mundo, e sim brincar com todos”.

Essa moto vai ganhar uma placa preta ano que vem! Merece, e também queria pedir desculpa pelas fotos, eu me empolguei tanto que só devolvi a moto a noite, e como sempre, tinha quase me esquecido de tirar fotos.



Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário