segunda-feira, 6 de agosto de 2012


A MT-03 foi a moto da vez! E que moto.

A MT-03 foi trazida pro Brasil em 2008, tem o mesmo motor da XT660, mas um conceito totalmente diferente, essa moto é uma “motard-naked-caféracing” pra mim. Sendo realmente uma moto X (1 cilindro), feita pra ter alto torque, frenagem excepcional e é ótima em curvas.
O amortecedor traseiro fica localizado no lado direito do quadro, os dois escapes ficam sob o banco e o estilo "parruda" faz essa 660 ser um dragster nas ruas!!!
Já vi em vários lugares que essa moto foi feita pra ser uma "street-fighter", os ingleses no século passado tiravam tudo que pudessem pra diminuir o peso das motos e apostavam corridas até os cafés da cidade, e com esse conceito a MT foi feita- ter muita potência, frenagem e estabilidade para corridas na cidade.
Tendo um escorpião como símbolo, a moto tem um torque tão alto que em um semáforo a moto saiu de lado patinando, e é preciso ter muito cuidado para não se empolgar e levantar a frente da moto pra todo lado. Impressionante como o giro sobe; por ter um único cilindro esse “trator” corta o giro em baixo giro (7500 rpm). Os pneuzões dão um ar especial e muita segurança para as curvas.

A velocidade final dela é limitada eletronicamente a 175Km/h, acho pouco pra uma moto dessa cilindrada, porem como é uma moto monocilíndrica e com o propósito de ter um torque violento está muito bom.
 Detalhe do farol com o pingo de luz, é um farol eficiente, mas eu recomendo a troca da lampada original por uma philips branca 55/60w.

Detalhe do amortecedor traseiro.


 Pneuzinho!

Andei com essa moto no interior de São Paulo, não sei ao certo como ela deve se sair em corredores de grandes cidades, tenho a impressão que o guidão dela é muito largo e que ela esquenta demais no transito pesado, apesar de ser refrigerada a água e ter ventoinha.

Na Europa a MT-03 é mais cara que as XT660, talvez por ter mais design e peças melhor acabadas, porem, no Brasil a MT não "virou", simplesmente não agradou o público que sempre a comparou à XT660 e a Hornet, motos com propostas totalmente diferentes. No fim do ano de 2008 a MT era mais barata que a XT e mesmo assim em 2009 ainda havia muita MT encalhada por concessionárias.

Como a moto durou pouco tempo no Brasil, apenas lançaram na cor preta, enquanto em outros países há laranja, branca, vinho e outras cores...



Frentista do posto:  Essa moto foi a moto que andei que mais chamou atenção, todo lugar que fui  me perguntaram qual o ano, a marca, qual a cilindrada... Uma chuva de perguntas, faz muito bem pro ego! Achei a moto bem econômica pra proposta e pro meu estilo de pilotagem (trocar marchas como se fosse uma corrida! Auhauha) a moto fez 17km/l num percurso misto (cidade 70% e estrada 30%). O frentista ficou babando na moto enquanto estava pagando e me disse: “Essa então é a MT-03, ela tem o motor da XTesão então!?” Confirmando o que eu havia dito quando parei a moto.

Mulheres: Essa moto realmente atrai todos os olhares femininos, o tanque grande, o design diferente e o preto fosco fazem que qualquer SRAD pareça uma moto antiga.

Garupa: Para a garupa sempre uso de referencia minha senhora, a “polícia federal”, que não tem papas na língua na hora de criticar qualquer moto ou carro. O banco é bem macio e o desnível do banco (condutor/garupa) ajudam no gripe, assim a “patroa” não ficou escorregando. As únicas reclamações foram as alças para segurar (mal posicionadas) e escapamento que fica embaixo do banco, causando o maior problema para as garupas: O cheiro de gasolina no cabelo.

Pontos Positivos: Uma moto muito diferente que tem uma mecânica bem conhecida, chama a atenção em todos os lugares, não é muito gastona e tem um torque notável. Outro ponto importante, eu tenho 1.85 e ela me vestiu muito bem, mas pessoas mais baixinhas também não encontram problemas na altura, ela tem uma altura de banco baixa e o peso é bem distribuído. Tambem conta como ponto positivo o freio a disco duplo, freia muito bem esse Monstro!




Pontos Negativos: O preço de algumas peças dela é incompatível, o tanque que é de fibra é muito caro, o painel dela é delicado e já ouvi casos de infiltração de água. Por usar um pneu 160/60/17 na traseira e ter muito torque ela desmancha o pneu rapidinho, e esses pneus são bem caros. E o pior problema nela: O conhecido problema da injeção eletrônica desses modelos (MT e XT) do ano de 2008, que dão bug no código 14 ou 19, fazendo que a moto não ligue nem por reza brava. Essa central da injeção custa uma bagatela de R$2.300,00. Outra coisa ruim é que essa moto não foi feita para os nossos buracos, há relatos de quebra do suporte da lanterna traseira com bastante frequencia, e tem que tomar cuidado pra não prender nenhuma mala no caminho da saida de ar dos escapes, meu amigo já "fritou" uma mochila.

Preço: Depende da região do país, em SP essa moto é encontrada na faixa de R$18.000,00 sendo que as XT do mesmo ano são mais caras. Eu compraria uma MT pra usar na cidade se tivesse $ suficiente.

Mais uma vez foi triste devolver a moto, eu me apego aos diferentes tipos de pilotagem e é muito estranho passar o dia com um brinquedo que é só novidades e voltar pro meu! Com certeza essa moto será daqui uns anos uma moto de colecionador já que somente foi trazida por um ano pro Brasil.

Se tiver a oportunidade, nem que seja apenas um dia na sua vida, de uma volta nessa moto!


Abraços.

2 comentários:

  1. Chorei com o depoimento... preciso de uma HOJE!

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  2. Tenho uma há um ano. Confirmo todos os seus relatos. Tive o problema da ECU (cod. 19) e hoje há uma "vacina" que dão, fazendo troca de uns componentes, com um valor aceitavel (paguei R$ 350 no centro de SP). O painel é complicado... pq alem de dar defeito (não tive esse problema) tbm é muito roubado, e a concessionaria cobra um alto custo. No meu caso, o painel foi roubado. Como não sou sócio de do SBT, tive que apelar pra adaptação do painel da Crosser (yamaha). O funcionamento é ótimo, e com praticamente todas as funcionalidades do Original da MT. Recomendo a motoca. Hoje a tabela está em torno do 15k, não vejo muita opção de moto tão duravel nessa tabela. Não faço ideia como pode ser o mercado de vendas dela, mas vejo uns vendendo com facilidade no grupo do whatsapp, e outros que ficam enroscados, tentando vender. Nesse caso creio que seja mais conforme a flexibilidade de cada um na negociação. Para galera que tem interesse em saber mais sobre a moto, há pagina no Facebook, e alguns grupos de Whatsapp sobre o tema. Entrem e tirem suas duvidas, a galera é de boa.
    Abraços.

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