terça-feira, 3 de julho de 2012

DT 180


Bom, vou descrever minhas impressões da dt 180!

Dt 180 1991, freio a disco na frente.


As dts, essa mais próxima é 1987 tem freio a tambor na frente.
 Um dos lugares mais bonitos da região de Botucatu, as 3 pedras. Meu pai na foto (2005). Detalhe dos equipamentos.

Essa moto eu conheço bem, afinal de contas comprei uma há 10 anos atras e ainda tenho ela.
A trilha é o começo da vida motociclistica para jovens do interior, ou que tem acesso ao interior. A primeira coisa difícil para se começar a trilha é o preço das coisas, afinal já que existem motos de preços totalmente diferentes: pode-se começar com uma dt 180 1987 de uns R$1400,00 ou com uma CRF 450 de uns R$30.000,00; depois há uma coisa que já falei pra vários amigos que compraram essas motos: COMPRE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO QUANDO COMPRAR A MOTO.

Geralmente deixamos pra comprar esses equipamentos mais pra frente, mas a chance de acontecer acidentes piores é justamente quando estamos começando. Pra mim, realmente uma coisa muito legal da trilha é que meu pai nunca tinha andado de moto na vida, e, com quase 50 anos nas costas, resolveu comprar outra dt e fazer parceria comigo. Também minha namorada e minha irmã nos acompanharam muitas vezes nesses passeios de final de semana! Um programa pra família!

A dt é uma excelente moto pra quem está começando, ela tem até potência de sobra, tem manutenção barata e tem poucas coisas pra quebrar. Com o passar do tempo e ao andar em outras motos ela passa a ser o que o pessoal da trilha chama de "cabrita": um tanto dura.

Pontos positivos: investimento inicial é baixo; por ser 2 tempos, ela tem um torque muito bom e manutenção simples; e acha-se essa moto inteira por ai- recomendo sempre levar com você alguém que entende um pouco ou que já teve alguma com você.

Pontos negativos: tem que aprender a ligar a moto, no começo (era novo) era difícil ligá-la pelo pedal; é importante saber dosar o óleo que vai junto à gasolina no tanque; e por ser a primeira moto, tomar alguns cuidados na hora da compra.

Cuidados: Procurar uma moto que tenha documento, pode ser um dut atrasado ou documento de leilão (um amigo meu de campinas quase comprou uma que o dono disse ter perdido os documentos-FRIA). Verificar se não há trincas no quadro; desativar o sistema de óleo 2 tempos e colocar direto no tanque (meu sogro comprou uma dt linda que tinha esses 2 problemas- FUJA!!!). Não andar com a moto em vias públicas (um parceiro meu de trilha perdeu uma dt por andar em vias públicas e a polícia apreendeu a moto, por sair mais caro tira-la do pátio do que comprar outra, ele perdeu a moto).

A moto em si é demais, eu sou fã de carteirinha de motos 2 tempos. Ela anda junto (se não andar na frente) de tornados, xr200, e outras. Recomendo que, quando compre a moto, troque os cabos de acelerador, embreagem, vela, faça uma troca de óleo e de filtro de ar; a minha me deixou na mão no começo por causa dessas peças. Com o tempo eu acho que quase todo mundo acaba tendo que aprender a ser mecânico, e para isso os foruns e youtube são demais!!!


A dt vai bem nas trilhas, é uma moto leve e tem a opção de pôr calço na suspensão traseira- ajuda pessoas altas, tenho 1,85m- e sem os calços é ótima pra pessoas de tamanho médio.

Final: Recomendo para quem quer começar no mundo das trilhas, pense no $- moto + equipamento.


Vou descrever a ultima trilha que fiz com 3 amigos meus, 1 tornado, 1 sahara com roupa de tornado e uma xr 200. A dt anda junto de todas. Durante a trilha toda ninguém ficou pra trás, percebi que pra passar em lugares mais estreitos e com pedras grandes a dt levou vantagem em relação à "sahara", que é mais gorda e mais pesada, e também levou vantagem sobre a xr, que também é mais baixinha; mas a tornado se saiu melhor. 
Em morros mais inclinados, tanto os que têm muita pedra quanto os que têm lama demais, a dt foi a mais complicada, porque ela tem um torque mais exaltado, e acaba ou cavando o chão ou levando a frente. De resto, por ser uma moto leve, seu desempenho é igual. 
Outro problema que passei foi que a gasolina quase acabou, enquanto as outras motos ainda tinham meio tanque, e como é comum ter que abastecer em postos por ai (sabe-se lá onde) tem que sempre levar um pote de óleo 2 tempos, porque não há garantia que o posto terá. Como não tirei fotos nessa trilha, segue uma das trilhas que fiz com esses parceiros, estando eu na XR 200 branca.







Falarei mais sobre equipamentos e motos de trilha nos próximos posts.

Abraço.

Próximas impressões serão sobre a XR 200 R.





Nenhum comentário:

Postar um comentário